O QUE É O EDUCADOR CRISTÃO?


Antes de qualquer coisa precisamos definir o que é o educador cristão. De acordo com Heloiza Helena R. A. Pimentel, é o “... responsável... por consolidar a fé dos crentes novos, conservá-la nos crentes maduros, cuidar dos crentes imaturos... tratar dos crentes problemáticos e capacitar os que despontam como lideres.” (Pimentel, H. H. R. A. Educação Cristã – revendo a EBD. Rio de Janeiro: Juerp, 2009).

Nessa perspectiva acredito que existam dois tipos de educadores cristãos em nossas igrejas; os diretos e os indiretos. Os educadores diretos seriam os que estão relacionados ao ensino propriamente dito, professores de escola bíblica dominical, facilitadores de células, pastores, professores de crianças, etc. Os secundários por sua vez seriam os que ensinam de maneira indireta; lideres de ministérios, quando treinam seus liderados, o dirigente do grupo musical em suas ministrações, os irmãos que oram em voz alta, etc.

O mais importante de tudo é termos em mente que qualquer coisa que fazemos na comunidade da fé de uma maneira ou de outra está comunicando algo, está ensinando, por isso se faz necessário que nós educadores diretos ou indiretos estejamos sempre preparados no evangelho para que as pessoas ao nosso redor possam conhecer melhor ao Senhor Jesus. Essa é nossa principal missão; apontar sempre para o Senhor.
Que Deus nos abençoe.

“... Mantenham o coração atento, em adoração a Cristo, Senhor de vocês. Estejam prontos para falar e explicar a qualquer um que perguntar por que vocês adotaram esse estilo de vida, sempre com a maior gentileza.” (1Pedro 3: 15 – Versão da Bíblia A Mensagem, Eugene H. Peterson)

Talles Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário