O APÓSTOLO PAULO E A EDUCAÇÃO: A ESSÊNCIA DO ENSINO


“Esse ministério permaneceu sem ser esclarecido por muito tempo, mas agora é desvendado. Deus quis que todos, não apenas os judeus, conhecessem esse rico e glorioso segredo por dentro e por fora, independente de origem e filiação religiosa. O mistério, em poucas palavras, é este: Cristo está em vocês, e isso dá a vocês a esperança de participar da glória de Deus. Simples assim. Esse é o âmago da mensagem. Anunciamos Cristo, alertando as pessoas para que nada acrescentem a esta mensagem. Nosso ensino foi ministrado num espírito de profundo bom senso, para conduzir cada pessoa à maturidade. Ser maduro é viver o essencial: Cristo! Nada mais, nada menos. É por isso que trabalho tanto, dia após dia, ano após ano, fazendo o melhor que posso com o vigor que Deus tão generosamente me dá” (Cl 1: 26-29 AMENSAGEM, versão da Biblia de Eugene Peterson).

O apóstolo Paulo nos ensina muito sobre educação nesse texto, ele nos fala sobre sua essência, abrangência, conteúdo, método, objetivo e nossa disposição. De certo modo ele define de maneira muito clara nosso ministério, sua definição é completa. De acordo com Paulo o fato de Cristo estar em nós nos dá esperança, certeza de ter nossa salvação, nossa vida garantida em Deus. De modo que isso é um mistério na sua linguagem.

Esse mistério em primeiro lugar define o conteúdo do nosso ensino, a vida em Cristo, o que chamamos de evangelho e a salvação é o resultado, a resposta que o evangelho dá ao ser humano. Em segundo lugar, Paulo escreve a igreja de Colossos que o mistério, ou seja, o evangelho é para todos “... Deus quis que todos, não apenas os judeus, conhecessem esse rico e glorioso segredo...”. Quando o evangelho de Cristo se torna o norteador do nosso ensino ele automaticamente se torna inclusivo e nunca exclusivo. Em terceiro lugar esse ensino tem um método muito peculiar, deve ser feito “... Num espírito de profundo bom senso”, isso porque há um objetivo por trás de nossas ações e palavras, “... para conduzir cada pessoa a maturidade... viver o essencial: Cristo!” e para que tenhamos resultado no nosso mistério precisamos ter muita disposição: “... dia após dia, anos após ano, fazendo o melhor que posso...”.

Aqui em nossa igreja temos um objetivo para o ministério de educação Cristã, fazer com que os crentes alcancem a maturidade cristã. A melhor maneira de alcançarem essa maturidade é vivendo de fato e de verdade o evangelho da salvação e a melhor maneira de auxiliarmos para que eles a alcancem é viver com toda a disposição esse evangelho em nossa própria vida. Ensinado a todas as pessoas que necessitarem conhecer a vida que somente Cristo dá.

Que Deus nos abençoe

Talles Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário