A EDUCAÇÃO CRISTÃ E A REFORMA PROTESTANTE


Ontem dia 31 de outubro comemorou-se o dia da Reforma Protestante, um dos princípios marcantes da reforma foi a idéia de fazer com que a Bíblia estivesse nas mãos do povo. entretanto, como fazer a bíblia chegar as mãos do povo sendo que mais de 90% da população eram analfabetos?
Para isso precisou-se desenvolver junto as igrejas, escolas que ensinassem o povo a ler e a escrever, de modo, que pudessem ter conhecimento dos tesouros expostos nas escrituras sagradas. Mas não só a ler e a escrever, também interpretar e praticar as sagradas letras. As igrejas advindas da reforma eram nos finais de semana um templo religioso e durante a semana funcionavam como escolas de alfabetização, uma tarefa tão santa quanto a dos cultos litúrgicos.
Trazendo para nosso tempo fica a seguinte pergunta:não deveria nossos templos também funcionar como escolas, talvez não existam muitos analfabetos que não sabem ler e escrever, contudo, existem milhões de pessoas em nossas cidades que ainda não conhecem a Bíblia, milhares que não sabem nem ligar um computador e por que não dizer de tantos outros que ainda não foram literalmente alfabetizados? Acredito que a resposta para a pergunta feita acima é sim, deveriamos usar nossas salas de escola biblica dominical para ensinar as pessoas as coisas maravilhosas que o conhecimento pode nos proporcionar.

Que Deus nos abençoe, e que ele levantre educadores preocupados com a saúde intelectual das pessoas de suas cidades!

Talles Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário